segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Vanderlan ganhou as eleições em Senador Canedo! O que muda para o servidor e para a população?


Com o passar de mais um pleito eleitoral em Senador Canedo, podemos analisar o significado político das eleições municipais no nosso município e no país. Toda a propaganda divulgada diuturnamente pelo TSE apontava para a "festa da democracia", afirmando que o nosso voto é a forma de transformar o país. Porém, a realidade é bem diferente.

No Rio de Janeiro foi preciso a intervenção do exército para garantir as eleições e em certas zonas eleitorais não foi possível ter votação devido a ação truculenta da polícia militar, que chegou atirando dentro de favelas cariocas, onde uma senhora foi assassinada com as balas da polícia. Esses são problemas rotineiros de um Estado e um sistema econômico em crise, que deve se apoiar em medidas fascistas de controle social para garantir esse processo farsante, como se o exército fosse garantir a democracia nos morros cariocas.

Por todo o país o processo eleitoral nos permite analisar o desdobramentos da política oficial do Estado. O jogo político, portanto, os interesses das classes dominantes. Então, nesse momento nos cabe fazer uma pergunta que não pode se calar: o que vai mudar na vida do povo a eleição de novos gestores dos municípios?

A Farsa das Eleições

Todo ano de eleição é a mesma coisa. Os políticos aparecem com sua demagogia, prometendo mundos e fundos, tapinhas na costa e tudo mais, procurando passar a imagem de bom moço. Sandes Jr teve a cara de pau de falar que "se ele tiver um problema de saúde quer ser tratado no HUGO". Iris Rezende falou para a população "deixar o carro em casa e usar o ônibus". Vanderlan falou que "só bebe água da torneira" em Senador Canedo. Divino falou que na "sua época a arrecadação era menor".Todas essas posições são demagógicas e politiqueiras, com o claro intuito de enganar a população escondendo os verdadeiros motivos dos problemas que nos aflingem.

O TRE e os meios de comunicação tentaram apresentar o eleitor com um poder de decidir e transformar a realidade do nosso país, o que é uma grande mentira. Se as coisas vão más (os políticos são corruptos, não acontece mudanças) a culpa é do eleitor que não soube votar.

Os meios de comunicação (jornais, tv) falam da necessidade do voto consciente para evitar a continuidade das mazelas do país. Porém, tudo isso é um engodo para jogar a responsabilidade dos problemas do país no povo e não nas classes dominantes e no modelo econômico de dominação sobre o nosso país, que determina as ações políticas dos parlamentares. O problema do desemprego, da violência, da fome, do trabalho escravo, do salário baixo, não podem ser resolvidos através dessas eleições, já que não propõem alterar o sistema econômico e de poder no nosso país. Muito pelo contrário, os políticos são eleitos a base de muita grana e financiamento dos grandes empresários e latifundiários.

Portanto, devemos ter muito claro que não vamos alterar o sistema econômico e político votando e escolhendo candidatos, pois isso não tem poder de resolver os problemas do país. Passa um ano, passam dois, e nada muda. Isso acontece por existir um modelo econômico e político favorável aos grandes empresários e latifundiários, que independente do candidato eleito, continuarão a possuir o poder político e econômico. Existe um regime político no nosso país favorável aos ditames do capital, e por esse motivo é contra o povo.

Além de tudo, o processo eleitoral é corrupto do início ao fim. Para um candidato se eleger deve necessariamente ter muito dinheiro, para comprar votos (em Senador Canedo estava custando R$ 50,00), arrumar areia, contratar equipes de pesquisas, se cercar de empresas de publicidades, cabos eleitorais, materiais de campanha, gasolina, entre outros gastos e promessas, onde o Dr Alssueres prometeu cirurgia para metade de Senador Canedo. Ainda contratam excelentes profissionais do Marketing, os chamados marqueteiros, que são especialistas em criar imagens falsas dos candidatos, mudando fisionomia, discurso, práticas, para enganar o eleitor fazendo o candidato se passar por uma pessoa confiável. Criam uma mentira aberrante para o eleitor.

Para gerar recursos para campanha, o candidato não coloca o seu dinheiro na campanha, procura financiamento. Quem tem possibilidade de financiar uma campanha milionária? Os trabalhadores ou os patrões? São os empresários, os banqueiros, os latifundiários, os empreiteiros, os donos do capital os financiadores dos políticos burgueses. Depois de eleitos, os financiadores de suas milionárias campanhas vão cobrar o investimento que realizaram em seus políticos. Com isso os interesses do povo são deixados de lado. O interesse do empresário vem em primeiro lugar. Então, quando o patrão pedir para os políticos reduzirem os direitos do povo, quem os políticos vão escutar? O trabalhador ou o patrão?

Por esse motivo não adianta votar em nenhum desses candidatos, já que todos representam os ricos, as classes dominantes. O nosso caminho deve ser o da organização e da luta de classes, da organização de nossa classe de trabalhadores contra qualquer governo eleito e a classe patronal. Pois, depois de eleitos, esses governos não tem compromisso com as reivindicações e clamores do povo. As câmaras e os parlamentos são locais onde quadrilhas estão encasteladas, planejando o roubo contra o povo pobre.

A eleição em Senador Canedo não é diferente do que ocorre no restante do país e do Estado de Goiás, é o reflexo da situação na maioria dos municípios da federação. Mesmo com todas as restrições do TRE, no sentido de colocar os candidatos em pé de igualdade, foi por terra abaixo todas essas propostas de moralização e ética políticas nessas eleições. A compra de votos e a utilização da máquina pública foi o principal recurso para angariar votos do eleitorado. Não tiveram vergonha em utilizar descaradamente a máquina pública, com atendimentos de várias questões privadas, além, dos caminhões de terra doados, das contas de água temporariamente não cortadas, das patrolagens particulares e gratuítas, da utilização do instituto de assistência médica do servidor (IAMESC) para a utilização dos candidatos, além de outras coisas absurdas que não compensa ficar falando para demonstrar o tamanho da podridão desse processo eleitoral. No último dia de campanha intensificaram a compra de votos, anunciando para quem pudesse escutar o valor de cada voto, e quem estava comprando votos? De quem era esse dinheiro? Como esses políticos irão recuperar esse dinheiro depois? Alguns candidatos foram presos comprando votos e não vai dar em nada, a justiça vai fazer vista grossa, assim como fez com o prefeito e alguns vereadores na eleição passada.

Nós, os explorados da cidade e do campo não podemos aceitar continuar vivendo sobre esse regime podre de escravidão, onde os ricos mandam e possem todos os privilégios. Não podemos aceitar que os resultados negativos da crise econômica recaia sobre a classe operária e camponesa, arrochando mais ainda nossos salários e condições de vida. E para evitar essa situação só existe um caminho, é só através de nossa organização por local de trabalho e o desenvolvimento da luta de classes é que podemos conquistar e garantir direitos. Devemos esclarecer aos trabalhadores que devemos procurar conquistas para a classe, que esses R$ 50,00 do voto vendido, depois será recuperado pelo político e pelo burguês com o seu suor, com a péssima qualidade da saúde e educação. Por esse motivo o caminho é a luta popular sem trégua contra os patrões, é conscientizar e organizar a classe para o embate.

O que muda em Senador Canedo com as eleições? Nada! As coisas vão permanecer como estão. O funcionalismo público vai permanecer esmagado e com o seu salário de fome. O problema habitacional vai continuar sem solução definitiva e a especulação imobiliária se fortalecerá ainda mais. A água continuará a ser um problema em nosso município. O esgoto não será feito. A saúde e a educação continuarão em segundo plano dos governos. Por outro lado, os donos das imobiliárias, das indústrias e das grandes propriedades rurais agradecerão por mais 4 anos de repressão e exploração contra os pobres. Além de algumas praças em pontos estratégicos para dar bastante visibilidade para uma possível candidatura para deputado estadual do nosso prefeito empresário.

Devemos unir os trabalhadores em torno de um programa revolucionário de transformação radical da realidade do nosso país. Essa velha política não vai conseguir dar a resposta necessária as exigências do povo. Por isso a revolução é aquela que pode permitir o surgimento de uma nova sociedade não baseada na exploração do homem pelo homem. Estamos no momento de plantar, de retirar as pragas e as ervas daninha, e com a situação como está não demoraremos muito a colher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário