sábado, 4 de outubro de 2008

PREFEITO DE SENADOR CANEDO (GO) REPRIME OPOSIÇÃO!

O interesse do empresário por Senador Canedo

SENADOR CANEDO é uma cidade do entorno de Goiânia. Durante muito tempo foi uma cidade dormitório, onde maioria dos trabalhadores exerciam o seu ofício em Goiânia. Com a instalação da Petrobrás no município e algumas indústrias, fez com que essa realidade se transformasse. Vários habitantes de Senador Canedo passaram a trabalhar em sua cidade, seja na indústria ou no comércio local.
Com a instalação da Petrobrás, o município aumentou a sua arrecadação de forma imprecionante, passando a ser o município goiano com segunda maior arrecadação de ICMS. Esses gordos recursos fizeram com que uma série de oportunistas desejassem a prefeitura da cidade, como José Nelto e Vanderlan da Mico's. José foi cassado e Mico's foi eleito prefeito.
Como Mico's é um grande empresário do ramo alimentício, fez com que a cidade funcionasse de acordo com a dinâmica de suas empresas, estruturando a prefeitura a partir dos interesses empresariais.
Depois de quatro anos de muita demagogia e ilusão, já que Vanderlan fez uma maquiagem em parte da cidade, melhorando a aparência, através de praças e do apoio a um time de futebol, o que levou a população a dar grande apoio ao prefeito, já que ninguém mais aguentava a política da demagogia populista-coronelística de Divino Lemes.
Enquanto o governo Vanderlan investe maciçamente em propaganda e marketing, pagando Jabás milionários para as redes de televisão e jornais impressos regionais, com verbas públicas, já que o município possui uma arrecadação fabulosa, a população atravessa as maiores dificuldades.
A população de Senador Canedo sofre com a precariedade do serviço de saúde, com poucos médicos, poucos funcionários e até falta de materiais. A população sofre com as péssimas condições de maioria das escolas municipais. A especulação imobiliária aumenta cada vez mais, enquanto o déficit habitacional é elevado. Mas um dos problemas que consideramos de maior gravidade é o da constante falta de água, seja na época da chuva, seja na época da seca e esse foi o motivo que levou o prefeito a articular com o "podre" progama televisivo "Chumbo Grosso" a difamar os funcionários, alegando que "a falta de água é devido a sabotagens dos funcionários da SMSC".
O funcionalismo público foi esmagado por uma política de arrocho salarial. Além, é claro, do inchaço da máquina, através de inúmeras contratações de servidores. Esses servidores ficam na mão do prefeito através de várias formas de intimidação utilizadas pelos chefes imediatos que procuram de todas as formas conter a revolta e a insatisfação dos funcionários. O concurso público de Senador Canedo realizado pelo prefeito Vanderlan teve quantidade mínima de vagas. Mas essa é a sua intenção ao não fazer concurso, manter os trabalhadores enfraquecidos em sua organização, além de satisfazer as necessidades dos acordos dos bastidores.
A violência policial em Senador Canedo é absurda, com várias vítimas. Algumas pessoas foram executadas na cidade com requintes de crueldade, onde um rapaz sofreu uma cirurgia estomacal enquanto estava vivo. Outro teve o pênis arrancado, enquanto morria engasgado com o próprio membro arrancado, entre outras cenas de barbaridade, em que muitos relatam como ação da polícia para o controle social. Assim como várias pessoas foram executadas pelos assassinos da moto preta, que pertencem a um esquadrão da morte em atividade na cidade.
Esses problemas não serão resolvidos por nenhum desses polítcos, nem por essa eleição e nem por esse podre e velho Estado brasileiro, defensor dos ricos e dos proprietários. Portanto, cada vez fica mais claro a necessidade de organização para a resistência contra a política patronal de exploração dos trabalhadores.
REPRESSÃO CONTRA AS LIDERANÇAS POPULARES
Muitos na cidade não se calam diante dos desmandos e autoritarismo desses políticos, empresários e latifundiários. Surgiram movimentos sociais rebeldes contra a situação absurda na cidade. Uma das principais forças de pressão política é o Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Senador Canedo (Sindicanedo), que organizou vários movimentos de luta dos trabalhadores municipais. Porém, a cidade conta com várias Ong's e movimentos sociais de luta.
Uma dessas lideranças sociais é o músico canedense Black Men. Black pertencia a uma família pobre da cidade e tinha a maior disposição e vontade de lutar pela democracia e expressão de sua cultura. Black foi fortemente perseguido pelo poder de sua língua ácida. Escreveu músicas demonstrando a absurda situação de autoritarismo na cidade. Por esse motivo Black foi preso em uma armação encenada por seus inimigos. Foi detido por tráfico de drogas, mas não tinha flagrante e nem dinheiro, só duas testemunhas que são funcionários do prefeito. Black está preso e sua família passa fome. Meses antes a família de Black havia sido despejada de uma favelinha em Senador Canedo, a prefeitura derrubou só a casa do músico. Black é mais uma vítima do autoritarismo.
Outra vítima é o jornalista Florentino Pimenta, editor do jornal Crítica e Debate, um informativo crítico aos desmandos do prefeito. Esse informativo denunciou várias falcatruas e desvios de verbas públicas. O seu editor fez uma matéria na última edição do jornal mostrando uma mansão de 6 milhões do prefeito Vanderlan construida em um condomínio de luxo de Goiânia. O prefeito mandou a polícia recolher os jornais na casa do jornalista sem nem mandato de busca e apreensão.
Alguns servidores da empresa de água, SMSC, estavam distribuindo panfletos denunciando os verdadeiros motivos da falta de água em Senador Canedo. Esses trabalhadores distribuiram informativos em terminais de ônibus, feiras e caixas de correio por toda a cidade. Quando distribuiam o informativo em uma das regiões mais críticas no problema da água, a região do Jardim das Oliveiras, tiveram os panfletos tomados por maloqueiros, que ameaçaram os funcionários armados, "para parar com atividade ou seria o fim da luta para sempre".
Estamos denunciando todas as arbitrariedades ocorridas na cidade de Senador Canedo, o que nos demonstram a continuidade do coronelismo mais atrasado, perpetuando o poder dos ricos e poderosos empresários, que pretendem apenas explorar o povo pobre. Por esse motivo o prefeito-empresário persegue todas as lideranças populares comprometidas com a luta.

ABAIXO O FASCISMO DO PREFEITO VANDERLAN!
VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

2 comentários:

  1. Passar batom é bom no inverno, não deixa os "beiçe" racha.Pocha tamos no verão. chega de baton em Senador.

    ResponderExcluir
  2. Sou efetivo na prefeitura a menos de 2 meses e já estou insatisfeito com a falta de respeito com o funcionário e a falta de gestão pública voltada para os interesses do povo de Senador Canedo. A cada dia que passa, vejo que é apenas uma maquiagem está gestão do atual prefeito que corta vale transporte do contratados e não anda em dias com o vale transporte dos efetivos.

    ResponderExcluir